segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Nova mídia, pra quem?

Diariamente entramos em conversas sobre as novas mídias, sobre a evolução da internet, dos aparelhos eletrônicos e etc... mas, quem parou para pensar que tanta novidade pode não ser algo tão fantástico e difícil de compreender assim?!

Antônio Pinheiro, sócio-diretor da Mídia 1, fez um questionamento muito interessante no IV Congresso Brasileiro de Publicidade "O que são as novas mídias e para quem? Para uma criança ou um adolescente, deparar-se com uma comunicação de um produto ou serviço no celular ou na internet já faz parte do seu dia-a-dia. Eles já nasceram ligados com o que há de novo, com o que surge a cada dia, com o que nos surpreende".

Boa parte da nossa população deriva ainda da "geração analógica" e é difícil assimilar todas as mudanças como num piscar de olhos. O mundo digital já existe há mais de 10 anos, e ainda estamos tentando nos acostumar com ele e entendê-lo. Esta é uma das dificuldades e acarreta na demora para que a publicidade interativa tome de vez o seu espaço, vemos ainda apenas 3% das verbas publicitárias serem investidas em mídia digital, sendo que a internet, que possui mais de 40 milhões de pessoas on line no Brasil, já é o segundo maior meio de massa, atrás de... adivinhem de quem!

Profissionais alegam que "a internet é muito complicada", tá na hora de mudarmos este posicionamento, internet não é complicada, principalmente para o público jovem e consumidor. Tá na hora dos profissionais de mídia se despertarem para a inclusão natural das mídias on line em seus planejamentos, de maneira agressiva e inteligente.

Para finalizar, vamos pensar sobre o que Marcelo Sant'iago falou: "em poucos anos mídia convencional será a internet ou celular, enquanto mídia alternativa serão os jornais, que atingirão exclusivamente um público segmentado que ainda prefere ler em papel. Resta então, saber, quais serão as novas mídias."


Este texto foi escrita com base no artigo publicado por Marcelo Sant'iago, diretor de novos negócios da MídiaClick USP.

Um comentário:

Taty disse...

Mas que menina inteligente!!!